domingo, 9 de janeiro de 2011

Família Cristã

Deveres da Família Cristã



“A família cristã nasce do matrimônio que é uma imagem e participação da sociedade de amor entre Cristo e a Igreja; ela revela a todos os homens a presença viva de Cristo no mundo e a autêntica natureza da Igreja pelo amor e generosa fecundidade dos esposos, por sua unidade e fidelidade, e através do modo amável pelo qual todos os membros da família cooperam uns com os outros.”(1)
“A família Cristã é uma comunhão de pessoas, um sinal e imagem da comunhão do Pai e do Filho pelo Espírito Santo. Na procriação e educação dos filhos ela reflete a obra criadora do Pai.”(2


O Verdadeiro Amor Conjugal

“O verdadeiro amor conjugal está direcionado a dispor os conjugues a cooperar valentemente com o amor do Criador e Salvador que, através deles, irá reforçar e enriquecer sua família, dia após dia”.(3)

Deveres dos Esposos

Esta imagem encontra-se no Santuário.  

1. Os esposos cristãos devem render-se um ao outro com um amor que é fiel, virtuoso e decundo até a morte. Seu casamento em Cristo é um Sacramento que significa a união de Cristo e de sua Igreja e eles não devem se engajar em qualquer atividade sexual fora de sua união matrimonial. Seu amor conjugal deve ser uma doação mútua de si que não é artificial.(4)
2. Os esposos cristãos devem sempre se dispor a aceitar os filhos que Deus deseja lhes dar em seu amor conjugal. Eles são os primeiros professores de seus filhos e devem educá-los na verdade da fé católica, treiná-los na prática da virtude cristã, prover suas necessidades físicas intelectuais, morais e espirituais, e estabelecer-lhes um bom exemplo de vida familiar.(5)
3. Os maridos cristãos devem amar suas esposas como Cristo ama a Igreja. Devem respeitar a dignidade de suas mulheres e prover suas necessidades legítimas. O marido cristão deve exercer de modo amoroso a autoridade que lhe foi dada por Deus como cabeça de família.(6)
4. As esposas cristãs devem ser fiéis, submissas, devem ajudar sempre seus maridos que lembram Cristo, que é a cabeça da Igreja, e devem executar as decisões acertadas de seus esposos. A esposa cristã deve ser uma companheira leal para seu marido e zelar para que exista um lar de amor onde ela cuide do bem estar de sua família.(7)
“O autêntico amor conjugal é envolvido pelo amor divino e é dirigido e enriquecido pelo poder redentor de Cristo e pela ação salvífica da Igreja, cujo resultado é que os esposos são efetivamente conduzidos para Deus e são ajudados e fortalecidos em sua sublime missão de pais e mães”.(8)
“Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo”. (Ef. 5,21).


Deveres dos Filhos

“Honra teu pai e tua mãe”. (Dt, 5,16).
“Filhos, obedecei a vossos pais segundo o Senhor”. (Ef. 6,1).
1. Os filhos devem amar e respeitar seus pais.(9)
2. Os filhos devem obedecer seus pais em tudo, exceto no pecado.(10)
3. Os filhos têm obrigação de ajudar seus pais na velhice ou quando estiverem doentes e desamparados e de rezar por eles.(11)
4. Os filhos devem honrar e obedecer a seus professores e outros investidos de autoridade enquanto estiverem sob seus cuidados.(12)
“Os filhos, como membros vivos da família, contribuem de forma própria para a santificação de seus pais. Com sentimentos de gratidão, afeição e confiança, eles pagarão a seus pais pelos benefícios dados a eles e virão assisti-los como filhos dedicados em tempo de dificuldades e solidão da velhice.”(13)
“Por sua própria natureza, a instituição do casamento e amor conjugal é para a procriação e educação da prole e é aí que encontra sua glória coroada... Na verdade, os filhos são o presente supremo do casamento e contribuem enormemente para o bem dos próprios pais.”(14)
“De todo o coração honra teu pai, e não esqueças dos gemidos de tua mãe. Lembra-te de que não terias nascido sem eles, e faze por eles o que eles fizeram por ti.”(15)


O Ensino da Igreja sobre o Casamento



A Igreja ensina que o Casamento é uma íntima comunhão de amor e vida entre marido e mulher que é destinada à procriação e educação dos filhos. É estabelecido por Deus, o Criador, e enraizado no consentimento pessoal irrevogável dos esposos. Cristo elevou o casamento à dignidade do Sacramento e abençoou abundantemente o amor conjugal que nasce do amor divino e o modela no amor duradouro e permanente de Cristo pela Igreja.(16)
“Sempre que os esposos cristãos, em um espírito de sacrifício e confiança na divina providência, cumprem seus deveres de procriação co responsabilidade humana e cristã, eles glorificam o Criador e se aperfeiçoam em Cristo.”(17)
Os esposos devem se dar conta de que o seu comportamento “deve ser regido pela consciência... segundo a lei de Deus sob a luz da autoridade de ensino da Igreja a qual é a autêntica intérprete da lei divina”.(18)
A Igreja deseja enfatizar que não pode haver conflito entre as leis divinas que governam a transmissão da vida e a promoção do amor conjugal autêntico.(19)
“A Igreja ... ensina que cada e todo casamento deve permanecer aberto à transmissão da vida”.(20)
      

Santa família

Oração à Sagrada Família


Ó Sagrada Família- Trindade da terra, ó Jesus, Maria e José, sublimes modelos e tutores das famílias cristãs, nós vos rogamos não só para nos confortar com a doce contemplação de vosso amável exemplo, mas também para implorar vossa proteção e prometer-vos fidelidade no caminho que nos apontastes. Que todos os lares, tornados santos como o vosso, sejam para seus membros escola de virtude, abrigo de santidade, numa rota segura para a eterna felicidade que, confiantes, esperamos ganhar por vossa intercessão. Amém.







Tirado do site Santuário Maria Desatadora dos Nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário